domingo, abril 16, 2006

A Vaquinha

Um sábio passeava no bosque com o seu fiel discípulo, quando viu, à distância, um local de aspecto pobre e decidiu fazer-lhe uma visita. Durante a caminhada comentou com o aprendiz a importância de fazer visitas e de conhecer pessoas e das oportunidades de aprendizagem que temos durante estas experiências.
Chegando a esse lugar constatou a pobreza, e viu os habitantes (um casal e três filhos), numa casa de madeira, com roupas sujas e rotas e sem calçado. Então, aproximou-se do senhor, aparentemente o pai, e perguntou: "Neste lugar não existe possibilidade de trabalhar nem lojas, como consegue sobreviver aqui com a sua família?"
O senhor calmamente respondeu: "Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte do leite é vendida ou trocada por outros produtos alimentares na cidade vizinha; com a outra parte produzimos queijo, manteiga, etc., para nosso consumo. É assim que vamos sobrevivendo." O sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por um instante, despediu-se e partiu.
A meio do caminho, dirigiu-se ao seu discípulo e ordenou-lhe: "Pega na vaquinha, leva-a até àquele precipício e empurra-a".
O jovem, espantado, olhou para o seu mestre e argumentou que o vaquinha era o único meio de subsistência daquela família. Mas, ao aperceber-se do absoluto silêncio do mestre, foi cumprir a ordem que este lhe havia dado. Assim, empurrou a vaquinha para o precipício e viu-a morrer. Aquela cena ficou gravada na memória do jovem durante muitos anos.
Um dia o jovem decidiu abandonar tudo o que havia aprendido e regressar àquele lugar, contar àquela família o que havia feito, pedir perdão e ajudá-la. À medida que se aproximava do lugar, começou a ver tudo muito bem arranjado, com árvores floridas, carro na garagem da enorme casa e alguns meninos brincando no jardim.
O jovem sentiu-se triste e desesperado, pensando que aquela humilde família tivera de vender o terreno para sobreviver. Acelerou o passo e, ao chegar, foi recebido por um senhor muito simpático. Perguntou-lhe pela família que ali vivia no passado e a isto o senhor respondeu que era a mesma.
Espantado, o jovem correu a verificar que era a mesma família que visitara anos antes com o sábio mestre. Elogiou o lugar e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha): "Como fez para melhorar este lugar e mudar de vida?"
O senhor, entusiasmado, respondeu: "Nós tínhamos um vaquinha que caiu pelo precipício e morreu. Daí para a frente, vimos a necessidade de fazer outras coisas e desenvolver outras capacidades que não sabíamos ter. Foi assim que alcançámos o que os seus olhos agora vêem."
Autor Desconhecido

1 comentário:

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»